Selos com o tema Transporte Ferroviário
A página exibe diversos selos com o tema transporte ferroviário, ou seja, todo e qualquer meio de locomoção de bens ou pessoas realizado sobre ferrovias, também conhecidas como trilhos, vias férreas ou caminhos de ferro. Os itens postais estão organizados por série, tipo de veículo ou data.
Série Locomotivas - Hungria 1972
A série retrata locomotivas de diferentes nacionalidades.
Húngara - Magyar | Alemã- Német |
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Italiana - Olasz | Soviética - Szovjet |
Japonesa - Olasz | |
50 Anos da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM)
RHM: C-1208 |
A estrada de ferro foi construída em 1907, para ajudar no escoamento da borracha do Brasil para a Bolívia, e concluída em 01 de agosto de 1912. Em 10 de julho de 1931 a ferrovia deixou de ser americana para se tornar patrimônio brasileiro.
Para ilustrar o selo, Ary Fagundes reproduziu uma fotografia da locomotiva Coronel Church que realizou a primeira viagem na EFMM. Também apresentou o mapa do itinerário da estrada de ferro, de Porto Velho, Rondônia, a Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia.
Para ilustrar o selo, Ary Fagundes reproduziu uma fotografia da locomotiva Coronel Church que realizou a primeira viagem na EFMM. Também apresentou o mapa do itinerário da estrada de ferro, de Porto Velho, Rondônia, a Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia.
Série Locomotivas - Chade 1999
Locomotiva a vapor 0-6-0 | Locomotiva a vapor 0-4-0 | Locomotiva a vapor 0-6-0 |
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Metrô
O metrô geralmente circula por regiões mais densas e centrais e desempenha uma papel importante como renovador do núcleo urbano: construção de novas avenidas e calçadas, amplos espaços livres, modernização da rede subterrânea de serviços, entre outros. Os trens de metrô podem ser tanto de superfície quanto subterrâneo.
São Paulo | Rio de Janeiro |
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Porto Alegre e Recife | |
Outros selos e séries...
Trem elétrico
O selo da Romênia de 1971 destaca a locomotiva híbrida a diesel ou trem elétrico. A ilustração do selo na cor esverdeado é do artista Ion Druga.
1 Leu
Data: 01.04.1971
Código: Mi RO 2953
O selo da Romênia de 1971 destaca a locomotiva híbrida a diesel ou trem elétrico. A ilustração do selo na cor esverdeado é do artista Ion Druga.
1 Leu
Data: 01.04.1971
Código: Mi RO 2953
Locomotiva de Richard Trevithick
O selo da Polônia de 1976 exibe a locomotiva a vapor de Richard Trevithick. Richard Trevithick foi um inventor e engenheiro britânico capaz de construir a primeira locomotiva a vapor operacional para trilhos. O construtor e o seu invento estão representados na ilustração do artista gráfico S. Małecki.
Data: 13.02.1976
Código: PL 2427
O selo da Polônia de 1976 exibe a locomotiva a vapor de Richard Trevithick. Richard Trevithick foi um inventor e engenheiro britânico capaz de construir a primeira locomotiva a vapor operacional para trilhos. O construtor e o seu invento estão representados na ilustração do artista gráfico S. Małecki.
Data: 13.02.1976
Código: PL 2427
O bonde postal era um dos meios de transporte de correspondências utilizado pelos correios. A arte compartilhada retrata o motorneiro, condutor do bonde, e o funcionário na parte de trás do veículo dos correios.
O exemplar faz parte do conjunto de seis selos da série Evolução dos Transportes Postais cuja emissão também comemorava o XVIII Congresso da União Postal Universal.
Data: 20.10.1978
RHM: C-1061
O exemplar faz parte do conjunto de seis selos da série Evolução dos Transportes Postais cuja emissão também comemorava o XVIII Congresso da União Postal Universal.
Data: 20.10.1978
RHM: C-1061
Correio Ambulante (ferroviário)
A ilustração retrata o vagão ambulante especialmente adaptado para manuseio de correspondência em veículos de transporte. No Brasil, o correio ambulante tinha carimbos próprios que identificavam as linhas a que serviam e não as localidades. O exemplar faz parte do conjunto de seis selos da série Evolução dos Transportes Postais.
Data: 20.10.1978
RHM: C-1063
A ilustração retrata o vagão ambulante especialmente adaptado para manuseio de correspondência em veículos de transporte. No Brasil, o correio ambulante tinha carimbos próprios que identificavam as linhas a que serviam e não as localidades. O exemplar faz parte do conjunto de seis selos da série Evolução dos Transportes Postais.
Data: 20.10.1978
RHM: C-1063
Locomotiva elétrica
O selo da Hungria de 1979 exibe a primeira locomotiva elétrica criada pela Siemens & Halske. A ferrovia elétrica foi lançada na Exposição Industrial de Berlim em 1879 e surpreendeu os visitantes, pois a nova locomotiva não gerava fumaça ou vapor. A energia para movimentar o trem elétrico era fornecida através dos trilhos.
A ilustração destaca o trem nos trilhos e no plano de fundo o maquinista sentado conduzindo outros vagões.
Data: 08.06.1979
Código: Mi HU 3344A
O selo da Hungria de 1979 exibe a primeira locomotiva elétrica criada pela Siemens & Halske. A ferrovia elétrica foi lançada na Exposição Industrial de Berlim em 1879 e surpreendeu os visitantes, pois a nova locomotiva não gerava fumaça ou vapor. A energia para movimentar o trem elétrico era fornecida através dos trilhos.
A ilustração destaca o trem nos trilhos e no plano de fundo o maquinista sentado conduzindo outros vagões.
Data: 08.06.1979
Código: Mi HU 3344A
A arte postal apresenta a Locomotiva Fowler N.º1 da Cia Paulista de Estrada de Ferro cuja circulação teve início em 1872. O desenho de Ivan Wasth Rodrigues reproduz a bela locomotiva em um cenário campestre com figuras retiradas da época histórica na qual a locomotiva circulava.
Cr$ 38,00
Data: 12.06.1983
RHM: C-1328
Cr$ 38,00
Data: 12.06.1983
RHM: C-1328
Locomotiva Köf II
O selo de Burkina Faso de 1985 exibe a locomotiva pequena a diesel Köf II.
Essa locomotiva alemã foi projetada para ser robusta e fácil de operar visando tornar o tráfego de mercadorias mais econômico.
75f
Data: 23.07.1985
Código: Mi BF 1044
O selo de Burkina Faso de 1985 exibe a locomotiva pequena a diesel Köf II.
Essa locomotiva alemã foi projetada para ser robusta e fácil de operar visando tornar o tráfego de mercadorias mais econômico.
75f
Data: 23.07.1985
Código: Mi BF 1044
Locomotiva a vapor
O selo reproduz a locomotiva a vapor da empresa metalúrgica H. Cegielski e o retrato de seu fundador Hipolit Cegielski. Também ilustra no canto direito o emblema da empresa fundada em 1846.
O exemplar faz parte da série comemorativa dos 70 anos da recuperação da independência da Polônia (1918) que teve como tema o desenvolvimento do potencial industrial da Polônia entre as guerras.
Data: 28.11.1988
Código: Mi PL 3177
O selo reproduz a locomotiva a vapor da empresa metalúrgica H. Cegielski e o retrato de seu fundador Hipolit Cegielski. Também ilustra no canto direito o emblema da empresa fundada em 1846.
O exemplar faz parte da série comemorativa dos 70 anos da recuperação da independência da Polônia (1918) que teve como tema o desenvolvimento do potencial industrial da Polônia entre as guerras.
Data: 28.11.1988
Código: Mi PL 3177
Locomotiva a vapor Nº1
O selo de Camboja de 1995 exibe a locomotiva Nº1 (Locomotion) referente a inauguração da companhia ferroviária Stockton and Darlington Railway (S&DR). A inauguração da ferrovia pública S&DR usando locomotivas a vapor para transporte de passageiros e mercadorias ocorreu em 1825.
Data: 17.08.1995
Código: Mi KH 1525
O selo de Camboja de 1995 exibe a locomotiva Nº1 (Locomotion) referente a inauguração da companhia ferroviária Stockton and Darlington Railway (S&DR). A inauguração da ferrovia pública S&DR usando locomotivas a vapor para transporte de passageiros e mercadorias ocorreu em 1825.
Data: 17.08.1995
Código: Mi KH 1525
Dübs and Company 1873
O selo de Guiné destaca a locomotiva a vapor Dübs and Company 1873. Na margem direita do selo os textos Republique de Guinee, Office de La Postes Ghineenne, OPG 1996.
300f
Data: 30.08.1996
Código: Mi GN 1581
O selo de Guiné destaca a locomotiva a vapor Dübs and Company 1873. Na margem direita do selo os textos Republique de Guinee, Office de La Postes Ghineenne, OPG 1996.
300f
Data: 30.08.1996
Código: Mi GN 1581
Locomotiva a vapor
A locomotiva a vapor na cor verde é o destaque do selo de São Tomé e Príncipe de 1996.
A fotografia exibe o trem na cor verde puxando os dois vagões vermelhos, acima deles a densa nuvem de vapor.
Db 1000
Data: 07.10.1996
Código: Mi ST 1688
A locomotiva a vapor na cor verde é o destaque do selo de São Tomé e Príncipe de 1996.
A fotografia exibe o trem na cor verde puxando os dois vagões vermelhos, acima deles a densa nuvem de vapor.
Db 1000
Data: 07.10.1996
Código: Mi ST 1688
Locomotiva 0-4-0
O selo de Togo expõe uma locomotiva a vapor 0-4-0. Na margem inferior do selo o texto Machine du quatre roues pour le chemin de fer elevé du New York 1890.
1000f
Data: 05.12.1996
Código: TG 2492
O selo de Togo expõe uma locomotiva a vapor 0-4-0. Na margem inferior do selo o texto Machine du quatre roues pour le chemin de fer elevé du New York 1890.
1000f
Data: 05.12.1996
Código: TG 2492
Trem azul
O trem na cor azul é o destaque do selo de São Tomé e Príncipe de 1997.
A emissão comemorativa celebra os 150 anos da estação ferroviária da Suiça. Lembrando que a estação central de Zurique foi construída em 1847.
Db 1000
Data: 06.02.1997
Código: Mi ST 1738
O trem na cor azul é o destaque do selo de São Tomé e Príncipe de 1997.
A emissão comemorativa celebra os 150 anos da estação ferroviária da Suiça. Lembrando que a estação central de Zurique foi construída em 1847.
Db 1000
Data: 06.02.1997
Código: Mi ST 1738
Locomotiva Rocket 1829
O selo de Benim de 1997 destaca a locomotiva a vapor Rocket 1829.
Na frente da locomotiva o cano alto da chaminé, no meio a caldeira e na parte traseira o vagão-reboque com o combustível e a água.
O texto La Fusée 1829 está impresso na margem superior do selo.
Data: 03.12.1997
Código: Mi BJ 997
O selo de Benim de 1997 destaca a locomotiva a vapor Rocket 1829.
Na frente da locomotiva o cano alto da chaminé, no meio a caldeira e na parte traseira o vagão-reboque com o combustível e a água.
O texto La Fusée 1829 está impresso na margem superior do selo.
Data: 03.12.1997
Código: Mi BJ 997
Locomotiva Royal George 1827
O selo de Benim de 1997 traz a locomotiva a vapor Royal George 1827. É uma das primeiras locomotivas 0-6-0 que foram usadas extensivamente durante o século XIX e foi construída por Timothy Hackworth. O texto Royal George 1827 está impresso na esquerda acima da ilustração da locomotiva.
200f
Data: 03.12.1997
Código: Mi BJ 998
O selo de Benim de 1997 traz a locomotiva a vapor Royal George 1827. É uma das primeiras locomotivas 0-6-0 que foram usadas extensivamente durante o século XIX e foi construída por Timothy Hackworth. O texto Royal George 1827 está impresso na esquerda acima da ilustração da locomotiva.
200f
Data: 03.12.1997
Código: Mi BJ 998
Locomotiva a vapor A4 4498
O selo do Afeganistão de 1998 traz a locomotiva a vapor britânica da classe A4 número 4498 Sir Nigel Gresley. É uma locomotiva 4-6-2 com pintura azul escuro. Na margem inferior do selo o texto Afghan Post 1998 * Antique Trains e na margem superior direita o texto indicando o modelo da locomotiva A4 4498 (Great Britain).
1000 Afs
Data: 03.05.1998
Código: MI AF 1771
O selo do Afeganistão de 1998 traz a locomotiva a vapor britânica da classe A4 número 4498 Sir Nigel Gresley. É uma locomotiva 4-6-2 com pintura azul escuro. Na margem inferior do selo o texto Afghan Post 1998 * Antique Trains e na margem superior direita o texto indicando o modelo da locomotiva A4 4498 (Great Britain).
1000 Afs
Data: 03.05.1998
Código: MI AF 1771
Locomotiva 3801
O selo do Afeganistão de 1998 exibe a locomotiva a vapor 3801. É considerada a locomotiva a vapor mais famosa da Austrália.
Na margem inferior do selo o texto Afghan Post 1998 * Antique Trains.
1500 Afs
Data: 03.05.1998
Código: MI AF 1773
O selo do Afeganistão de 1998 exibe a locomotiva a vapor 3801. É considerada a locomotiva a vapor mais famosa da Austrália.
Na margem inferior do selo o texto Afghan Post 1998 * Antique Trains.
1500 Afs
Data: 03.05.1998
Código: MI AF 1773
Locomotiva Vulcan Iron Works
O selo de Togo destaca a locomotiva a vapor 0-4-0 construída pela Vulcan Iron Works (EUA).
500f
Data: 28.01.1999
Código: TG 2814
Denteação: 12¾
O selo de Togo destaca a locomotiva a vapor 0-4-0 construída pela Vulcan Iron Works (EUA).
500f
Data: 28.01.1999
Código: TG 2814
Denteação: 12¾
Trem Pacifique 4498
O selo de Guiné destaca a locomotiva a vapor da classe A4, tipo "Pacific" (4-6-2), número 4468. Essa locomotiva foi construída na Inglaterra. O modelo do trem está impresso acima da imagem: Modéle A4 Pacifique No 4498 (Angleterre).
280f
Data: 15.12.1999
Código: Mi GN 2723
O selo de Guiné destaca a locomotiva a vapor da classe A4, tipo "Pacific" (4-6-2), número 4468. Essa locomotiva foi construída na Inglaterra. O modelo do trem está impresso acima da imagem: Modéle A4 Pacifique No 4498 (Angleterre).
280f
Data: 15.12.1999
Código: Mi GN 2723
Trem CN Gp40 2w
O selo de Guiné de 1999 destaca o trem da companhia ferroviária Canadian National Railway (CN).
O modelo do trem está impresso acima da imagem: CN Gp40 2w #9666 (Ontario).
450f
Data: 15.12.1999
Código: Mi GN 2726
O selo de Guiné de 1999 destaca o trem da companhia ferroviária Canadian National Railway (CN).
O modelo do trem está impresso acima da imagem: CN Gp40 2w #9666 (Ontario).
450f
Data: 15.12.1999
Código: Mi GN 2726
Bonde
O bonde da ferrovia Isle of Man Railway é o destaque do selo de Guiné de 1999.
Nessa emissão comemorativa, os correios de Guiné trouxeram diversas locomotivas do mundo.
Na margem superior o texto Tramway à la Gare Laxey (Isle of Man).
500f
Data: 15.12.1999
Código: Mi GN 2727
O bonde da ferrovia Isle of Man Railway é o destaque do selo de Guiné de 1999.
Nessa emissão comemorativa, os correios de Guiné trouxeram diversas locomotivas do mundo.
Na margem superior o texto Tramway à la Gare Laxey (Isle of Man).
500f
Data: 15.12.1999
Código: Mi GN 2727